JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 27 de abril de 2006

Jovens conservadores


Pessimismo!!!

Antigo membro do movimento maoísta “Gauche Prolétarienne” e activista do “Maio 68”, Olivier Rolin esteve em Lisboa para lançar o seu último livro, Suite no Hotel Crystal. Deu uma entrevista ao DN sobre a recorrente comparação entre as recentes crises sociais em França e o Maio 68.

Para Olivier Rolin, os dois movimentos não têm paralelo. “O movimento de Maio 68 era revolucionário, utópico e radical, enquanto que o movimento anti-CPE é conservador, quer segurança laboral. Não é um movimento que deseja uma sociedade nova, quer agarrar-se a formas antigas da sociedade.”
Em Maio 68, Rolin integrava um movimento maoísta, e acreditava que o futuro viria da Revolução Cultural chinesa, “mas agora sabemos que era loucura. Os jovens de hoje não são ideólogos nem revolucionários, são conservadores e pragmáticos”.
Mas este “revolucionário” vai mais longe na análise que faz do fracasso da sua juventude e dos jovens de hoje: “Eles não têm ideologia e é melhor assim. As ideologias são uma forma de deformação e mentira. Eu fui ideólogo, mas agora não admiro as ideologias”.
Que herança nos deixou esse movimento que se alastrou pelo mundo? A resposta vem ainda de Olivier Rolin: “Acho que não teremos deixado nada de positivo, não deixámos uma conquista, destruímos o ensino. Eu penso que um dos grandes males actuais da França é que o ensino não funciona, não forma cidadãos”.
Numa intervenção marcada pelo pessimismo em relação á sociedade em geral e ao futuro da França e da UE conclui: “Não querendo dizer mal, acho que não vejo o futuro do meu país… e também não vejo como a UE pode ir bem. Estou muito pessimista”.

Se nos lembrarmos que já no início das recentes manifestações estudantis em França, Daniel Cohn Bendit, outro mentor do Maio 68, tinha tido afirmações semelhantes ao NY Times, a gente pode perguntar-se se Maio 68 não teria sido uma perda de tempo, uma inutilidade, um engano, um “aborto” juvenil?
E hoje, o que nos resta? Para quem tem responsabilidades e compromissos, para quem o seu mundo é a esfera juvenil, para os jovens, o que se pode sentir? Desânimo? Revolta? Desacordo? Confiança?
Se olharmos para a juventude portuguesa, podemos tirar as mesmas conclusões?
Será que todas estas movimentações juvenis são “muita parra e pouca uva”?, não dão em nada?

Faz-me lembrar as palavras num dos livros da Bíblia:
“Ilusão das ilusões - disse Qohélet - ilusão das ilusões: tudo é ilusão.
Que proveito pode tirar o homem de todo o esforço que faz debaixo do Sol?” (Ecl 1,2-3)
Oxalá que isto “só” fosse mais um pequeno engano de Olivier Rolin.

 

4 Comments:

Blogger Anónimo do séc. XXI said...

Olá. Agradeço o facto de me teres linkado. É mm bonito ver que, estando eu ligado com os jesuitas e tu ligado com os combonianos nos sintamos unidos pelo mesmo Jesus que nos chama a dizer "VI O SENHOR" na blogosfera. Isto é mm consolador :) Agradeço a Deus e rezo por ti e pelo teu trabalho. E já agora: "ALELUIA", hein? ;)

10:06 da manhã  
Blogger CVJ said...

Não tem nada que agradecer. Não estamos todos a viver a mesma fé e a trabalhar para a mesma missão?
Então,... Mesmo se cada um segundo a sua maneira, vocação e missão, o objectivo é sempre o mesmo.
E depois, os Jesuitas ainda são nossos "primos".
Coragem
Um abraço
Continuação de festas pascais.

1:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Jovens Missionários:-)
Excelente reflexão que aqui colocaram...pensemos nisso!
Mais do que ter governos que apontem modelos sociais, precisamos de ter quem deixe a sociedade funcionar (li algures e gostei):-)
Um forte abraço:-)

5:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

São estes factos que me fazem pensar sobre aquilo que sou e pretendo para a vida. São estes acontecimentos que me põem a reflectir sobre aquio que é o meu papel no mundo e do que marca quero deixar ao meu redor.

1:35 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home