JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 2 de maio de 2006

Ainda Darfur



Primeiro Genocídio
do século XXI

António Guterres, alto-comissário para os refugiados (HCR), considerou-a a situação mais dramática presentemente no mundo. A ONU já a considera o primeiro genocídio do século XXI.
George Clooney afirmou que se não fizermos nada é toda uma geração que desaparecerá.

Estou a referir-me à situação no Darfur – Sudão.
As afirmações de George Clooney, foram proferidas no dia 1 de Maio de 2006, numa conferência de imprensa colectiva em Washington, a favor do Darfur.
Clooney contou algumas histórias da visita que fez na semana passada à região da fronteira entre Chade e Darfur, onde visitou campos de refugiados, com mulheres ameaçadas de mortes e estupro disputando comida. "O que não podemos é virar a cabeça e olhar para o outro lado, torcendo para que isso de alguma forma desapareça, este é o primeiro genocídio do século 21", disse Clooney. O actor pediu ao público que participe das manifestações marcadas para domingo, dia 7 de Maio, nos EUA para pressionar o governo sudanês a conter a violência na região, também considerada um genocídio pelo governo norte-americano. Actores de Hollywood, líderes políticos, religiosos e desportistas famosos participarão das manifestações, que devem atrair centenas de milhares de pessoas.
A manifestação é promovida pela organização não governamental SAVE DARFUR.

Já no mês de Março tínhamos alertado aqui para o deteriorar da situação no Darfur. Com todos os interesses económicos e políticos em jogo, só a diplomacia internacional poderá dar uma resposta satisfatória ao problema.
Cabe-nos a nós, dar a conhecer a situação e ajudar aqueles que no terreno ou fora dele ajudam, solidariamente, as populações a sobreviver.

Alguns sites para conhecer melhor a situação do Darfur:
Save darfur
Além Mar

RFI
Unicef
BBC

Algumas organizações para ajudar:
Save darfur
ICR

AMI