JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sábado, 29 de abril de 2006

Assis vive


Só a Paz é Santa

“Não existem caminhos para a paz.
A paz é o caminho”

Felizmente, de vez em quando, no meio de bombas, atentados suicidas, guerras civis, crises políticas, económicas e sociais, vão chegando ao nosso conhecimento algumas boas notícias. Digo boas, não porque resolvam os problemas, mas porque nos dão sinais de esperança. Sinais que esta situação não é um fatalismo, mas fruto de uma escolha livre e pessoal. Sendo assim, então também o contrário é possível, se for escolhido. É isso que eu chamo a esperança. Esperança porque possível.
É esta esperança que encontramos nas conclusões do encontro mundial das religiões, promovido pela Comunidade católica de Santo Egídio, que decorreu a 26 e 27 de Abril, em Washington, subordinado ao tema “Religiões e Culturas: a coragem do diálogo”.

Quero sublinhar aqui algumas, breves, conclusões do encontro:
# É necessário incrementar o diálogo entre os crentes.
# Todos somos “peregrinos em busca da paz”.“Só a paz é santa”,
# “As religiões não desejam a violência, a guerra ou o terrorismo. Não acreditem em quem diz o contrário.”
# Os que fazem usos da violência “desacreditam a sua própria causa”.
# Com a violência “todos perdem”.
# “O diálogo é uma arte, não é a escolha dos que têm medo ou dos que cedem ao mal sem se bater”.

Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio, sublinhou o simbolismo deste encontro decorrer nos EUA, após os atentados do 11 de Setembro, como forma de mostrar que “o espírito de Assis é um vento que sofre e derruba as barreiras”. A iniciativa procura perpetuar o espírito da Jornada Mundial de Oração pela Paz de Assis, convocada por João Paulo II, em 1986.