JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sexta-feira, 17 de março de 2006

CONFRONTOS VIOLENTOS NA SORBONNE


Mega manifestação estudantil.
Detidas mais de 200 pessoas
Uma manifestação que reuniu entre 30 e 120 mil estudantes, contra um novo contrato de trabalho para os jovens, terminou em confrontos violentos com as autoridades.
Cerca de 120 mil estudantes, segundo o sindicato estudantil, ou 30 mil segundo a Polícia, manifestaram-se em Paris. Em toda a França, havia 257 mil manifestantes, segundo o Ministério do Interior, e até 500 mil, segundo os organizadores.
A manifestação degenerou em confrontos. Várias centenas de manifestantes lançaram granadas de fumo, cocktails molotov contra as forças da ordem que ripostaram com gás lacrimogéneo e canhões de água. A praça em frente à Universidade da Sorbonne foi o palco dos confrontos.
Já se tinham registado confrontos entre algumas dezenas de jovens e as forças da ordem à chegada da manifestação ao coração de Paris, em Sévres-Babylonne, não longe da Sorbonne, símbolo da revolta estudantil de Maio de 1968.
Depois da dispersão dos últimos manifestantes, foram feitos apelos aos estudantes para se concentrarem em frente desta universidade. Mais de 200 pessoas foram detidas em todo o país, três quartos das quais em Paris.
O movimento de contestação estudantil iniciado há dois meses contra o novo contrato de trabalho para jovens (CPE), que os opositores acusam de favorecer a precariedade de trabalho, já se estendeu aos estudantes liceais. Uma nova jornada de protesto nacional está prevista para sábado, com o apoio de sindicatos e dos partidos da oposição de esquerda.