JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sábado, 11 de março de 2006

TIRANIA DO DESEMPREGO

ARCEBISPO DE BRAGA
Recusa tirania do desemprego

D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Arcebispo Primaz de Braga recusou ontem, dia 10, a resignação perante o desemprego.

«Será o fenómeno do desemprego uma catástrofe inevitável? Não acredito que nos tenhamos que resignar à sua tirania. Na articulação de sinergias e num exercício que envolve a trilogia trabalho, capital e inteligência encontraremos os caminhos novos e corrigiremos a panaceia dos antigos. Lamentar-se não conduz a nada», afirmou D. Jorge Ortiga.
O Arcebispo de Braga falava na abertura das Semanas Sociais Portuguesas, que decorrem até amanhã, 12, no Seminário Menor, subordinadas ao tema “Uma sociedade criadora de empre-go”. O prelado sublinhou a «gravidade da situação», mas recusou uma atitude passiva perante «índices de falta de trabalho que começam a ser alarmantes».

Inteligência ao serviço da criação de postos de trabalho
D. Jorge Ortiga referiu que o binómio trabalho e capital, que sempre foi sublinhado pela Doutrina Social da Igreja, supõe um terceiro elemento: a inteligência, como o factor decisivo para ultrapassar a falta de postos de trabalho: «O trabalho como tarefa cansativa e o capital seu suporte estão a desafiar permanentemente a inteligência. Esta parece que está sempre subjacente ao realismo do trabalho e ao poderio do capital», explicou. Considerou, porém, que «importa conceder-lhe maior atenção para que cada um desenvolva os seus talentos e intervenha na obra criadora ou re-criadora da natureza para bem de todos».