JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 16 de março de 2006

VALOR DA VIDA HUMANA EM DEBATE


Questões da vida não admitem relativismo ético
A discussão em volta do “Valor da vida hoje” está no centro das Jornadas promovidas pela Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde, que decorrem entre hoje e amanhã, em Lisboa.
Os promotores da iniciativa deixaram claro, desde o início, que a vida humana deve ser defendida “desde a concepção até à morte natural”. O relativismo ético que marca a discussão em volta desta temática é o principal alvo das críticas.
D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa, considerou a iniciativa de “extrema oportunidade” dado que as questões da vida marcam “a agenda cultural”: “as grandes questões éticas têm-se deslocado para o domínio da vida”, apontou.“A objectividade científica é um primeiro dado que nos pode unir a todos, mas hoje isso não é muito fácil, dado que há muita informação e as questões são, muitas vezes, colocadas já na sua conclusão, sem que haja uma exposição das premissas”, adiantou. D. Manuel Clemente assegura que “hoje não há razões para ter dúvidas” sobre os dados biológicos disponíveis em relação ao início da vida, pelo que só há um conclusão possível: “como sociedade, temos de nos unir na promoção deste valor básico da vida”.