JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quarta-feira, 15 de março de 2006

DANIEL COMBONI



Faz hoje 175 anos que nasceu Daniel Comboni, fundador dos Missionários Combonianos.

Nasce em Limone sul Garda (Itália) a 15 de Março de 1881.
Abraça o ideal missionário no Instituto do Padre Mazza, em Verona.
Ordenado sacerdote em 1854, parte para a África três anos depois.
Confiando que os africanos se tornariam obreiros da própria salvação, dá vida ao projecto de «Salvar a África com a África» (Plano para a Regeneração da Àfrica 1864).
Fiel ao lema «África ou morte», apesar das dificuldades, funda em 1867 o Instituto dos
Missionários Combonianos e, em 1872, o das Irmãs Missionárias Combonianas.

Voz profética, anuncia à Igreja, reunida no Concílio Vaticano I, que chegou a hora da África. Consome todas as suas energias pelos africanos e bate-se pela abolição da escravatura.
Sagrado bispo da África central em 1877, morre, extenuado pelo cansaço e pelas cruzes, a 10 de
Outubro de 1881 em Cartum, no Sudão. Tem apenas 50 anos.

As Missionárias Seculares Combonianas (1969) e os Leigos Missionários Combonianos (1993) são os frutos mais recentes do carisma comboniano.

"Aprendi com a experiência que antes de mais nada, se deve ter um grande amor a Deus , que gera o amor ao próximo".

"Fiz-me Misionário para trabalhar pela glória de Deus e consumir a minha vida pelo bem das almas".

"É de grandecíssimo alento pensar e saber que os Africanos já foram libertos por meio do sangue de Crsito. Ele resgatou-os para sua herança".

"Nenhuma preocupação me abala, nenhum cansaço me faz desanimar, nenhuma dificuldade me impede de avançar; até a própria morte me seria querida, desde que fosse útil para a salvação da Àfrica".