JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Esperança


A Esperança é Deus


“A pessoa humana, na sucessão dos dias, tem muitas esperanças – menores ou maiores – distintas nos diversos períodos da sua vida. Às vezes pode parecer que uma destas esperanças a satisfaça totalmente, sem ter necessidade de outras.
Na juventude, pode ser a esperança do grande e suave amor; a esperança de uma certa posição na profissão, deste ou daquele sucesso determinante para o resto da vida. Mas quando esta esperança se realiza, resulta com clareza que na realidade, isso não era a totalidade. Torna-se evidente que o ser humano necessita de uma esperança que vá mais além…
Neste sentido, a época moderna desenvolveu a esperança da instauração de um mundo perfeito que, graças aos conhecimentos da ciência e a uma política cientificamente fundada, parecia tornar-se irrealizável. Assim, a esperança bíblica do reino de Deus foi substituída pela esperança do reino do ser humano, pela esperança de um mundo melhor que seria o verdadeiro «reino de Deus». Esta parecia finalmente a esperança grande e realista de que a pessoa humana necessita… o grande objectivo parecia merecedor de todo o esforço. Mas com o passar do tempo torna-se claro que esta esperança escapa sempre para mais longe.
Primeiro deram-se conta de que esta era talvez uma esperança para a humanidade de amanhã, mas não uma esperança para mim… uma esperança que não me diga respeito a mim pessoalmente não é sequer uma verdadeira esperança. E tornou-se evidente que esta era uma esperança contra a liberdade.
Precisamos de esperanças – menores ou maiores – que, dia a pós dia, nos mantêm a caminho. Mas, sem a grande esperança que deve superar tudo o resto, aquelas não bastam. Esta grande esperança, só pode ser Deus, que abraça o universo e nos pode propor e dar aquilo que, sozinhos, não podemos conseguir.
Deus é o fundamento da esperança – não um deus qualquer, mas aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou até ao fim: cada indivíduo e a humanidade no seu conjunto”.

(Bento XVI, S. S. 30-31).

 

1 Comments:

Blogger Ana Pallito said...

Amém sempre, até doer!

Contigo

1:53 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home