JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 16 de julho de 2006

Sempábrir


A caminho de Fátima

Sempábrir é uma caminhada jovem a Fátima, organizada pelo Centro Vocacional Juvenil (CVJ), dos Missionários Combonianos, sediado em Coimbra. Somos algumas dezenas de jovens.
Entre exames, fins de curso e de estágios, férias e outras actividades, tiramos alguns dias para partir, caminhar, conviver, rezar, ir ao encontro dos outros e do Outro.

Tema: “Ultrapassar fronteiras, gerar comunhão”

Num mundo globalizado cada dia somos confrontados com a presença dos outros, os "estrangeiros", na nossa vida, e por isso somos convidados à abertura, à partilha, ao acolhimento. É também neste mundo multicultural que se vivem as situações mais estranhas de racismo, intolerância, violência gratuita. Como jovens, homens e mulheres, missionários, não ficamos indiferentes.
A caminhada é um tempo de tomar consciência de muitas destas realidades que nos envolvem, assumir compromissos de justiça, paz, acolhimento e comunhão, destruindo as barreiras que nos separam, nos dividem, nos impedem de olhar os outros em face e ver neles uma pessoa, um irmão.

Alguns gestos e atitudes que queremos cultivar:
Partir: Partir de Cristo para ir ao encontro dos outros, em Cristo.
Parar: Tempo para reflectir rezar e contemplar.
Caminhar: Em pequenos grupos aprofundam-se os temas com histórias, dinâmicas… O caminhar só, também acontece … assim é a vida. Passo a passo, … na certeza de chegar.
Descansar: Entre as bolhas do caminho e as mensagens dos amigos… Cada um tem o seu espaço, mesmo que seja pequeno…
Conviver: Já não somos “estranhos”, mas companheiros de caminho. Afinal é preciso tão pouco para nos sentirmos felizes!!! O cansaço não impede o convívio e a alegria.
Contemplar: A beleza natural de paisagens que tantas vezes desconhecemos! Já passei aqui tantas vezes e nunca tinha visto! Ia rápido demais…
Celebrar: O momento mais importante do dia: celebrar a Eucaristia… Jesus toma todo o nosso cansaço e dá-se em alimento… o mistério acontece, Jesus torna-se presente…
Chegar: Indescritível, a alegria da chegada. Nas pegadas de Jesus, a exemplo de Comboni e Maria. Momento para “saborear” e agradecer este momento…

Data: 25 a 29 Julho 2006

Para mais informações

 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas k linda iniciativa;))
Continuem a cultivar a paz e a união!Adoro visitar esse cantinho porque transmite-me sentimentos tão bons como amizade e amor!bjnhs
Continueme boa sorte nessa caminhada...CONTINUEM

2:52 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home