JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Outra Criança


Quem não for como criança ...

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Criança. Um relatório da agência do Vaticano revela que há 860 milhões de crianças a sofrer em todo o Mundo. A fome, a SIDA e o tráfico humano são as principais ameaças.

Quando falamos nas crianças, quanta esperança vislumbramos, quantos novos futuros, quantas novas maneiras de pensar, de agir, de se exprimir.
É fascinante vermo-las crescer, perceber como são, ir acolhendo as suas maneiras de ser, tentando ajudá-las a conhecerem-se e a saber potenciar as suas boas qualidades e debelar os seus pequenos defeitos.
É fascinante também porque com elas somos também nós que crescemos e nos tornamos mais pessoas.

È! É assim! Mas …

860 milhões de crianças em todo o mundo não sabem o que lhes reserva o futuro, ameaçadas pela fome, a exploração laboral, o tráfico de menores, a escravidão, a miséria, a prostituição ou a Sida.
Mais de 400 milhões são afectadas pela desnutrição. Antes dos cinco anos morrem 11 milhões de crianças pelo mesmo motivo.
20 milhões vivem em campos de refugiados.
120 milhões de “meninos da rua”.
171 milhões entre 4 e 14 anos trabalham em condições que colocam em risco a sua saúde.
115 milhões de menores não têm acesso à educação.
211 milhões são obrigadas a trabalhar, algumas em regime de escravatura.
A cada minuto, uma criança nasce infectada com o HIV e uma morre devido a problemas relacionados com o vírus.

Ainda há muito por fazer no campo da promoção da dignidade e dos Direitos da Criança.

Dois exemplos:
No Sudão, um projecto dos missionários Salesianos de Dom Bosco acolhe crianças-soldado que fogem aos “senhores da guerra”. Na missão foi construído um colégio para que os ex-combatentes pudessem superar os traumas da guerra – fugindo a um destino de violência, de povoação em povoação, a roubar para poder comer.
Para a fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o seu maior projecto é a “Bíblia das Crianças”, cuja versão portuguesa conta já com 9,5 milhões de exemplares distribuídos no Brasil, Angola, Moçambique e Timor-Leste.

Como seria bom que “os nossos irmãos mais pequenos não fiquem sem ajuda”!!!

 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

As crianças são o futuro, merecem todo o respeito e dignidade... Espero não tarde a conquistarem tudo a que tem direito!
Beijito.

2:45 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home