JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 28 de maio de 2006

Esperanças


Quem dera que fosse só no Futebol

E pronto! As “esperanças” de Portugal ficaram eliminadas!!!
Felizmente que eram “só” as esperanças em futebol. Não falo daquelas esperanças que alimentam a vida, que nos fazem sonhar, rir, caminhar, ir ao encontro dos outros.
Nos múltiplos comentários um refrão: “A culpa foi da falta da sorte. O grupo é unido. Agora é preciso levantar a cabeça para o futuro e ir em frente”.
E eu continuo a pensar: felizmente para nós foi só no futebol.

Sim, porque os Timorenses já não podem pensar a mesma coisa.
Se as suas “esperanças” estão a ser eliminadas não é no futebol. Se não têm sorte, não é no futebol. Levantar a cabeça? Não é no futebol. É naquilo que de mais essencial existe: A VIDA!
O que se está a passar “lá em baixo”, para indicar um lugar, e que os media portugueses têm constantemente divulgado, é dramático para um povo que pensava ter finalmente encontrado o caminho da dignidade e da liberdade; que pensava ter desenhado os caminhos da vida.
Agora, a culpa do que se passa não é certamente a falta de sorte; o grupo não está minimamente unido; não há muito jeito de levantar a cabeça; e o futuro parece mais parece um “buraco negro”.
Não sei porque junto a eliminação de Portugal do campionato da Europa de futebol e a situação de Timor! De uma coisa eu estou certo: Quem dera que a situação em Timor também fosse só no futebol.