Monte a baixo
Um sábio passeava na floresta com o seu discípulo quando avistou uma casinha pobre. Nela moravam um casal e três filhos, todos mal vestidos, sujos, magros e aparentando subnutrição.
O sábio pergunta ao pai da família. "Como é que sobrevivem? Não vejo horta alguma. Não vejo plantação alguma. Não há animais."
O pai respondeu: "Nós temos uma vaquinha que nos dá alguns litros de leite por dia, uma parte consumimos, a outra trocamos no mercado por outros bens." O sábio agradeceu e saiu novamente pelo caminho. Logo em seguida avistou a vaquinha e ordenou ao discípulo: "Empurra a vaca por aquele precipício abaixo!" Mesmo sem compreender a ordem, o discípulo cumpriu e empurrou a vaquinha. E ficou a pensar na crueldade do sábio em mandar matar a única fonte de subsistência daquela pobre família.
Alguns anos depois, ao passar pela mesma região o discípulo lembrou-se do acontecido e resolveu ver o que sucedera à pobre família. Mas, no lugar da pobre casinha havia uma bela casa, um pomar ao redor, várias cabeças de gado e até um tractor novo. À porta da casa avistou o mesmo pai, agora bem vestido, limpo, saudável. Logo apareceram a mulher e os três filhos, todos bonitos e com ar de saúde e felicidade!
Quando o discípulo perguntou a razão de tanta mudança nesses últimos anos, o pai da família respondeu: "A gente tinha uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Sem a vaquinha tivemos de procurar outras formas de sustento e fazer outras coisas que nunca tínhamos feito, começámos a plantar, criar animais, trabalhar mais e vimos que até era possível fazer coisas que nunca tínhamos imaginado lutar para vencer!"
(Autor desconhecido)
PS: Todos temos uma vaquinha que nos dá alguma coisa básica para sobreviver na rotina. Qual é a tua vaquinha? Vamos aproveitar estes tempos de férias e atirá-la monte abaixo?
2 Comments:
Pois. Mas é sempre mais fácil continuarmos a ser alimentados pela vaquinha do que perder o pouco que temos para ir à procura de algo melhor!
É, sem dúvida, um grande desafio!
Aquele abraço! ..para todo o movimento CVJ! :)
P.S. Há mais algum encontro geral? :)
O nosso maior poeta resume este conto em 5 palavras: "A necessidade aguça o engenho".
Enviar um comentário
<< Home